Viagem no Tempo: Casa da Cultura e Museu Histórico

Casa da Cultura e Museu Histórico

Se você gosta de história, a primeira casa de cultura do Estado de Espírito Santo oferece ao visitante a oportunidade de conhecer, no Museu Histórico, um pouco mais sobre a memória dos primeiros colonos europeus de Domingos de Martins.

Inaugurada na década de 80, a Casa de Cultura é parada obrigatória para quem visita o município capixaba de Domingos de Martins. Uma viagem no tempo é o que espera quem visita esta casa, que desde 1983 é uma atração da cidade.

Com um traço forte da emigração europeia, em especial da alemã, pomerana e italiana, o município de Domingos de Martins reuniu em seu Museu Histórico um acervo que conta fatos e curiosidades da história local através de fotografias, documentos, livros, objetos e móveis.

Na Casa de Cultura, um edifício construído em 1915, tombado como Patrimônio Histórico Estadual, é possível ver desde uma vitrola da marca RCA Victor com manivela de 1904 em funcionamento, há uma fôrma para fazer waffle com a receita em alemão gravada na tampa, até armas usadas na defesa contra animais selvagens e brasões.

Antiga sede do Fórum e Loja Maçônica, o edifício inaugurado pelo prefeito Moacir da Silva Vargas, após doação a cidade pelo Governo do Estado, em 1981, acolhe objetos que recordam o cotidiano de seus primeiros colonos.

Casa da Cultura e Museu Histórico
Casa da Cultura – Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Casar de preto e xícara para bigodes

Costumes e ritos dos emigrantes e seus descendentes também poderão ser descobertos pelos visitantes como por exemplo, o vestido preto de casamento, que era moda entre as noivas alemãs da época e os de batizado, costume das mães para batizar seus filhos no início do século XX.

Percorrendo os diversos cômodos da Casa de Cultura, originariamente residência da família Schwambach, quem a visita poderá ser surpreendido com objetos curiosos como uma xícara com uma proteção na borda para não sujar o bigode – o inusitado da antiguidade não acaba por aqui: a proteção também é em forma de bigode.

Fotografias & Memórias de Outro Tempo

As fotografias de antigas famílias da cidade, emolduradas em dourado e pintadas a óleo em tons pastéis, são outra atração que fixam na memória um tempo distante.

Histórias dos habitantes de Domingos Martins são contadas através dos objetos expostos, como por exemplo, a do Sr. WaldemiroHülle, proprietário da padaria, onde moradores de origem alemã costumavam reunir-se para ouvir, durante a 2.ª Guerra Mundial, notícias no primeiro rádio da cidade: um aparelho da marca Phillips.

Para além do rádio, chama a atenção de quem visita o Museu Histórico o piano da marca Fooling do séc. XVIII e a boneca da década de 50 que repousa num berço de 1870: recordações que poderão ser vistas por todas as idades.

Ponto turístico e centro de exposições

Para além do regresso ao passado proporcionado pelo Museu Histórico, a Casa de Cultura de Domingos Martins oferece aos seus visitantes um serviço de informação sobre a cidade e seus pontos turísticos dinamizam a cultura da cidade, constituindo-se atualmente como um centro de exposições.

Conhecer Domingos Martins

Próximo da capital Vitória, a apenas 52km, o município de Domingos Martins encanta por seu clima e paisagens naturais como a Serra da Boa Vista; gastronomia com comida caseira e cafés coloniais, festas típicas e folclore alemão, pomerano e italiano.

Aproveite para provar um tradicional chucrute!

Vale à pena conhecer!

Tags: Museu Histórico, Casa da Cultura, Domingos de Martins, emigração europeia, pomerana, RCA Victor, Moacir da Silva Vargas, Prefeitura Municipal de Domingos Martins, família Schwambach, WaldemiroHülle, Casa de Cultura de Domingos Martins.