Parque Estadual da Pedra Azul

O parque é um dos principais atrativos da região de Domingos Martins. São muitas cachoeiras, fauna, flora, trilhas ecológicas, piscinas naturais e a Pedra Azul, uma formação rochosa com dois mil metros de altura. O nome de pedra Azul é devido a sua coloração que varia durante o dia de acordo com o Sol incidindo na rocha.

Conheça agora um dos principais pontos turísticos de Domingos Martins e veja porque você deve conhecer.

Fauna e flora

A fauna do local é incrivelmente rica, tendo muitas espécies diversificadas como o tamanduá de colete, macaco-prego, mão pelada, veado catingueiro, trinca ferro, sabiá jaguatirica, tucano, araponga, tatu, barbado, sagüi da serra e a onça pintada

O parque também possui uma vegetação bem rica, com muitas bromélias, canjeranas, ingás, orquídeas, cedros, cássias, ipês e muitos tipos de canelas, tudo muito distribuído dentro de uma enorme área de preservação da Mata Atlântica.

Pedra Azul

Pedra Azul faz parte do município de Domingos Martins, região da serra do Espírito Santo, abrigando talvez o principal cartão postal das montanhas capixabas, a Pedra Azul.

A principal atração é a Pedra Azul, localizada dentro do Parque da Pedra Azul, que recebe o nome pois com a incidência do Sol na rocha, forma uma coloração azulada.

O principal passeio para a região é através da Rota do Lagarto, um trecho de 8,5 quilômetros pela BR-262.

História do Parque

O Parque da Pedra Azul foi inaugurado em 1991 com a idéia de proteger a história cultural da região, destacando-se a Pedra Azul, uma formação de gnaisse e granito com aproximadamente 1850 metros de altura, podendo ser observada desde a BR-262.

Quem visitar a região da Pedra Azul ainda tem a possibilidade de aproveitar muitos esportes radicais e aventuras como a boiacross, rafting, cavalgada, rapel e muito mais.

Para quem quer se hospedar é possível encontrar muitas pousadinhas espalhadas pela região, com preços muito acessíveis e um atendimento impecável.

Como visitar o parque?

Para visitar o parque é preciso agendar passeios pelo site: www.iema.es.gov.br/pepaz, tendo como capacidade máxima diária de 160 pessoas, distribuídos entre horários diferentes. Todas as visitas são auto-guiadas e fáceis de serem percorridas, não necessitando de guias.

A ideia deste limite e desta divisão é evitar que as visitas sejam prejudiciais para a região, causando danos ao parque e suas trilhas, devido o número alto de visitantes.

Trilhas no Parque da pedra Azul

O parque é dividido em duas trilhas que levam para os seus atrativos, sendo uma de nível fácil e outra de nível intermediário.

  • Trilha Fácil: Esta é a trilha que leva para a Pedra Azul, são quase dois quilômetros de caminhada leve, contando a ida e volta. Durante a trilha os visitantes passam pelo Mirante da Pedra Azul e Forno Grande, chegando até a Pedra Azul. Este percurso também pode ser feito utilizando a trilha do Cedro Sentado, com um percurso de 600 metros, indo diretamente para o Mirante da pedra Azul.
  • Trilha Intermediária: Esta trilha possui um percurso de 2500 metros somando a ida e a volta, os visitantes passam pelas piscinas naturais e uma parte do trajeto é feita com uma pequena escalada com auxílio de cordas no local.

O parque é muito bonito e aberto para visitantes, podendo realizar trilhas, visitar piscinas naturais, conhecer a fauna e flora ricas do local e desfrutar de toda a paz e tranqüilidade que a natureza pode proporcionar.

Aproveite a sua viagem a Domingos Martins e conheça a Pedra Azul e todas as incríveis atrações do Parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome