Descubra uma das festas da cultura alemã mais tradicionais no País, no interior do Espírito Santo.

Se você gosta de festas típicas tradicionais, boa comida, chopp de qualidade e, principalmente, viagens para lugares que fogem dos roteiros mais comuns, já sabe muito bem para onde pode se encaminhar nas próximas férias de verão. A serra capixaba, mais especificamente a cidade de Domingos Martins, pode muito bem ser o seu destino.

Sommerfest

Festival da Imigração Alemã em Domingos Martins. Foto: Divulgação / Prefeitura

A Sommerfest pode ser o motivo que você esperava para fugir cerca de 52 km da praia (não é grande coisa, vamos lá…) e subir as montanhas do estado do Espírito Santo, lugar perfeito para desfrutar ao máximo da Mata Atlântica e de uma estrutura turística de fazer inveja em tantos outros centros muito mais movimentados.

A Cidade organiza, sempre no primeiro mês do ano, o festival que reúne todas as manifestações da cultura alemã, marcantíssimas na região, durante praticamente uma semana.

Desfiles culturais, concursos diversificados, música folclóricas e não folclóricas de bandas de inúmeros cantos do Brasil, tudo o que é necessário para reproduzir aquele clima de celebração extremamente familiar e agradável.

Representações típicas dos pomeranos (originários de uma região alemã próxima a Polônia), grupos de dança que dão uma bela movimentada nas noites martinenses, enfim, não há como não se apaixonar pela Vila Cultural Alemã, montada em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, assim como é impossível passar impassível (nada de trocadilho aqui) por uma das regiões mais belas do Sudeste.

Apenas para você não se enganar e achar que se trata de pouca coisa: na edição desse ano, durante as festividades de sábado, principal dia do Sommerfest, a programação teve duração de cerca de 14 horas, com maior concentração na Vila Cultural e na Rua de Lazer, bem próximas um ao outro. Dá para curtir um pouquinho, ou não?

Nos momentos de descanso, por que não aproveitar para apreciar um prato de eisbein (joelho de porco), um apfelstrudel (torta combinando maças, canela, açúcar e possivelmente sorvete de baunilha ou chantilly) e uma weissbier (cerveja de trigo) local? Com um cardápio desse, o ideal mesmo seria passar um ano inteiro, tranquilamente.

Programação

Não há dúvidas de que as opções suscitarão uma grande curiosidade em toda a família, mesmo que seja apenas para participar do divertidíssimo Concurso do Lenhador, para ver quem consegue desempenhar melhor no corte de madeira com um machado, ou só para passar um final de semana ameno e agradável na companhia dos mais chegados, dos hospitaleiros moradores e de ótimos “comes e bebes” regionais.

Domingos Martins

Para melhorar, é certo que não bastará aproveitar o Sommerfest enquanto você visita a serra capixaba. Como já soltamos por aqui, basta pegar 52 km de estrada para chegar em Domingos Martins, saindo de Vitória. Mais fácil impossível.

De carro, é possível rodar pela região aproveitando todos os exuberantes cenários, sem deixar de passar na Rota do Lagarto. Com pousadas aconchegantes e trilhas que podem ser realizadas por toda a família, o Espírito Santo, depois dessa visita, nunca mais terá o mesmo conceito para você.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome