Conheça a Rota do Lagarto, uma das mais incríveis do País

2
10730

Conheça a Rota do Lagarto, uma das mais incríveis do País

Acredite, esses serão os sete quilômetros mais agradáveis da sua viagem ao Espírito Santo.

Para todos aqueles que gostam de dirigir, as serras, se bem estruturadas, podem ser realmente proveitosas. Ninguém gosta de passar sufoco em dias chuvosos, trafegando entre caminhões, mas passear entre montanhas em estradas limpas, livres e com ótimas opções de pausas pelos mais agradáveis motivos, tudo isso em um belo dia de sol, é sempre muito bem-vindo.

Pedra do Lagarto

Uma das melhores atrações turísticas no estado do Espírito Santo fica justamente nas montanhas capixabas, mais precisamente no Parque Estadual da Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Visualize assim: O município não é um conglomerado de bairros, mas uma combinação de sete distritos, todos separados pelas charmosas serras cobertas pela Mata Atlântica. Atraente, não?

Em uma das passagens, que liga a BR-262 a ES-194 (Vargem Alta), encontramos a nossa via tão aclamada. A Rota do Lagarto, com apenas cerca de 7km de extensão, vale cada segundo de sua viagem.

Isso porque além de percorrermos boa parte do pacato trajeto com a vista fixa para a Pedra Azul, também conhecida como Pedra do Lagarto, formação rochosa que dá o nome ao Parque Estadual da Pedra Azul, o mesmo conta com trilhas indicadas para toda a família e cenários de tirar o fôlego. É importante não esquecer do viés de proteção ao abundante ecossistema local, em uma área estabelecida de cerca de 1.240 hectares.

Não só a vista, como a entrada para o parque pode ser alcançada justamente pela eminente Rota do Lagarto. Se a dúvida acerca da procedência do nome da estrada e também da pedra te acompanhou até esse momento, a resposta para esse enígma não exige que usemos palavra alguma:

É lá que podemos percorrer a Trilha das  Piscinas Naturais, com apenas mil e quinhentos metros de extensão, até chegar nas refrescantes piscinas naturais criadas após escavações sobre as formações rochosas. A Trilha da Pedra Azul, ainda mais tranquila, oferece visuais inacreditáveis nos mirantes da Pedra Azul e do Forno Grande.

Complexo Turístico

O mais incrível de toda essa história é a possibilidade de contar com um verdadeiro complexo turístico em plena Rota, sem atrapalhar em absolutamente nada o clima bucólico e relaxante das montanhas capixabas. No meio dela, ainda é possível encontrar a Casa do Turista, norteando todos aqueles que chegam em Domingos Martins e precisam de boas indicações.

Casas de artesanatos, restaurantes típicos de variados países, cafeterias de todos os estilos, comidas regionais, pousadas, hotéis e campings, ecoturismo, basicamente, tudo aquilo que você poderia se imaginar fazendo em meio a um ambiente que mistura em doses perfeitas tudo aquilo que o Brasil e a Europa podem oferecer, mesclando as influências italianas/alemãs seculares na região.

Entre uma casa de bordados artesanais e uma pausa para um bolo com café, a Pedra Azul, ou Pedra do Lagarto, se mantêm lá, imponente. Em todo o País, poucos são os pontos turísticos que combinam tantas características encantadoras como a Rota do Lagarto.

Como Chegar

O acesso a Domingos Martins é realizado através da rodovia BR-262, saindo da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a aproximadamente 52km de distância. Para chegar na entrada da Rota, só precisamos seguir a BR-262 por mais 35km.

Há inúmeros horários de traslados intermunicipais, em viagens consideravelmente rápidas e agradáveis, todas durante os períodos da manhã e da tarde. Essas são as duas principais companhias que atuam no trajeto:

– Viação Águia Branca

– Viação Alvorada

É possível parar na entrada da Rota do Lagarto nos traslados dessas companhias, levando em conta que será necessária uma caminhada de 7 km para cumprir o percurso. Para aproveitar ao máximo todo esse cenário de cinema, o ideal mesmo é contar com um carro, rodando livre por toda a região serrana do Espírito Santo.

Fonte dos Vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCdh2h1aZ3h2gSwMe3uif6dA

Agradecemos ao canal do Youtube “Viajando por aí” por ter

cedido os vídeos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome