A Mata Atlântica é um verdadeiro universo à parte, que pode ser melhor compreendido depois de uma bela visita à Reserva Kautsky.

Domingos Martins é uma daquelas cidades ímpares em nosso País, com pequenos distritos esparramados nas curvas da BR-262, completamente cercados pelas espécies que fazem morada na Mata Atlântica que acompanha o litoral brasileiro. É justamente lá que podemos tomar verdadeiras lições de como o nosso intrigante e riquíssimo bioma funciona.

O que encontraremos?

As serras do Espírito Santo destacam incontáveis cenários, recantos e refúgios àqueles que conhecem muito bem a área, mas também aos recém-chegados, recebendo todos com a hospitalidade e amabilidade que apenas uma região bem estruturada pode oferecer.

A Reserva Kautsky é o local em que podemos nos aprofundar a respeito de tudo aquilo que será observado nos dias de visita à Mata Atlântica capixaba. Ao todo, são mais de 100 mil plantas reunidas pelo naturalista Roberto Anselmo Kautsky, distribuídas e adequadamente alojadas nas 16 trilhas adjacentes criadas a partir da estrada principal da reserva, utilizada principalmente na educação ambiental.

Fonte: www.institutokautsky.org.br

Funciona como uma verdadeira escola in loco, recebendo alunos de todo o estado e pesquisadores de todos os cantos do planeta para aprender e debater sobre a fauna e flora local.

Aos apaixonados por vistas paralisantes, importante ressaltar que da própria Reserva Kautsky é possível bater o olho na região serrana que envolve a área de cerca de 325 mil m², além de poder observar a sede de Domingos Martins e uma parte do litoral do estado, com os navios passageiros que estão esperando para entrar no porto de Vitória, tudo isso após chegar na Capela da União, no topo da reserva (850 metros).

Histórico

Esse importante marco na sede de Domingos Martins foi fundado no dia 23 de agosto de 2003, nascendo como uma instituição sem fins lucrativos, se mantendo até hoje com essa premissa. Aproveite para fazer a reserva e chegar com tudo em um dos melhores pontos de preservação da Mata Atlântica no Brasil.

Como Chegar

O acesso a Domingos Martins é realizado através da rodovia BR-262, saindo da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a não mais que 52 km de distância.

Há inúmeros horários de traslados intermunicipais, em viagens que não duram mais do que 40 minutos, todas durante os períodos da manhã e da tarde. Essas são as duas principais companhias que atuam no trajeto:

– Viação Águia Branca

– Viação Alvorada

Ainda assim, recomendamos que a visita seja feita de carro, facilitando bastante a locomoção entre os sete distritos da Cidade (Sede, Ponto Alto, Paraju, Melgaço, Aracê, Biriricas e Santa Isabel). Incontáveis empresas de locação de veículos podem ser encontradas em Vitória, basta escolher a mais conveniente.

Hospedagem

Temos excelentes oportunidades de hospedagens na região, entre sítios, pousadas, B&Bs e hotéis, para todos os gostos e bolsos. Mais uma vez, aqui vai à indicação: Se você chegar de ônibus, é mais prático se manter perto da sede de Domingos Martins, facilitando a locomoção entre os outros pontos de interesse em nossa mais do que charmosa região serrana.

Endereço: Rua Roberto Kautsky, Centro, Campinho

Tel: (27) 3268-2300

E-mail: assessoria.ik@gmail.com

Site: www.institutokautsky.org.br

Período de funcionamento: Segunda a Sexta-Feira, mediante agendamento prévio com o Instituto Kautsky

Opção de pagamento: Dinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome