Desfrute ao Máximo do Parque Estadual da Pedra Azul

0
5776

Espírito Santo tem muito a oferecer aos visitantes, entre os destaques, o Parque Estadual da Pedra Azul

As Montanhas Capixabas são um verdadeiro deleite aos amantes da natureza e das boas aventuras. O Parque Estadual da Pedra Azul, em especial, é a cereja no bolo para os viajantes de todos os cantos do Brasil, que aproveitam a proximidade do litoral e da região serrana para mesclar experiências diversificadas em uma única viagem.

Patrimônio Regional

Oficialmente registrada na cidade de Domingos Martins, cidade do Espírito Santo com sete distritos espalhados pelas serras, o Parque Estadual Pedra Azul foi definido como patrimônio natural da região em 1991, garantindo a proteção legal de todo o território de mais de 1.240 hectares abundantes em Mata Atlântica.

Pedra Azul

Este cenário você não pode deixar de conhecer, faça uma visita!

A atração turística mais conhecida na região, que dá nome Parque Estadual, é a formação rochosa que atinge 1.822 metros de altura e que pode ser observado de inúmeros pontos das serras.

O formato, bem semelhante àquela menos conhecida no estado vizinho, chamada de Pão de Açúcar (sabe qual é?), e a coloração “camaleão” da rocha, chamada dessa forma pela alteração de acordo com a incidência da luz, fazem da Pedra Azul o grande diferencial da região.

Para chegar até lá, é preciso separar o sapato fechado, as roupas confortáveis e a energia para andar não mais do que dois quilômetros, até que alcancemos a base da Pedra Azul, sem não antes passar pelo mirante do Forno Grande. Ah, a volta está inclusa nessa contagem de quilômetros, simplificando bastante o trajeto. Aos mais corajosos, é possível escalar, mas só garantindo o uso do equipamento necessário.

É extremamente recomendável aproveitar o momento para conhecer também a Trilha das Piscinas Naturais, com seus mil e quinhentos metros de extensão, que nos leva até as magníficas piscinas naturais que foram escavas nas rochas da serra, finalizando a caminhada de nível médio/difícil com um banho natural e revigorante.

Recomendações

Não há um momento específico para visitar as Montanhas Capixabas e, consequentemente, o Parque Estadual Pedra Azul, toda hora é hora. O friozinho invernal pode ser perfeito para casais e turmas buscando por um clima mais ameno, aconchegante, enquanto o verão traz à tona toda a energia para as ótimas caminhadas e trilhas que faremos aqui.

Crédito da Imagem: pelomundocommanu.blogspot.com

A única preocupação que devemos ter é com a precipitação das chuvas, para que as trilhas não sejam bloqueadas (por precaução). Sendo assim, procure se informar bem sobre a previsão do tempo antes de sair para explorar o perímetro.

Além disso, aqui vai uma dica valiosa: Agende os passeios no patrimônio natural da região com antecedência de ao menos um dia, já que é obrigatório contar com a companhia de um guarda-parque do IEMA, garantindo a segurança e o lazer de todos os presentes.

São dois horários de saída para as trilhas, às 9:00h ou às 13:00h, por isso, agende-se para poder aproveitar todas as outras atrações do Parque Estadual Pedra Azul, como os restaurantes especializados na culinária local, cafés, estabelecimentos de agroturismo e tantas outras atrações.

Roteiros e opções

Seguindo pela BR-262 já é possível encontrar incríveis hotéis para os momentos de descanso, mas como é sempre bom aconselhar, mais vale realizar as reservas antes mesmo de sair de casa, abatendo um pouco o valor das diárias. Aliás, é possível encontrar não apenas hotéis e pousadas, mas lojas e centros culturais interessantíssimos.

A melhor forma de chegar no Parque Estadual Pedra Azul é de carro, seguindo a BR-262, ou através de uma companhia de turismo, com saídas frequentes da capital do Estado.

Pedra Azul: Venha nos Fazer uma Visita!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome