Festa do Morango

Domingos Martins é conhecida por todos seus esportes, Mata Atlântica, cultura e a gastronomia guardada de geração em geração desde a época da colonização italiana, porém, lá também existe um evento conhecido nacionalmente, sendo um dos principais do Espírito Santo: A Festa do Morango, que acontece no mês de agosto desde 1985, trazendo muitos visitantes e turistas para a cidade em busca de muita gastronomia, danças, músicas e muita diversão.

A Festa do Morango em Pedra Azul

Fonte da Imagem: www.rotacapixaba.com.br

Em Pedra Azul, sempre no primeiro fim de semana do mês agosto acontece a Festa do Morango, no município de Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo.

Quem realiza a festa é a Associação Festa do Morango – AFEMO, em parceria com o Conselho Paroquial, sendo uma das principais atividades econômicas da região.

O que esperar da festa?

A ideia da comunidade para o seu visitante é proporcionar três dias de muita diversão com lazer, cultura, música, gastronomia e conseguir gerar uma renda para o agroturismo durante a realização da festa.

Todos que trabalham na festa são voluntários, sendo em média 600 pessoas envolvidas, vindas das mais diversas comunidades de Aracê.

Onde é realizada?

A Festa do Morango é realizada sempre no primeiro fim de semana do mês de agosto, no município de Domingos Martins, no Centro de Eventos Pedra Azul, o “Morangão”, localizado na BR-262.

Atrativos da festa

Veja agora quais são os principais atrativos da Festa do Morango em Domingos Martins.

  • Música: Durante os dias do evento muita música acontece no palco principal, com bandas italianas e shows nacionais.
  • Dança: Os mais animados grupos de danças típicas se apresentam durante a festa.
  • Gastronomia: A gastronomia é muito variada, porém, sem nunca perder a originalidade da colonização italiana, com polenta, lingüiça, frango, macarrão com molho e queijos.
  • Torta Gigante: Desde 2009 a Festa do Morango trouxe uma novidade, uma enorme torta de quase 500 kg. Bem recheada e com cobertura espetacular, fazendo parte das quase 4 toneladas de morangos consumidos durante os dias do evento.
  • Concurso Rainha e Princesa da Festa do Morango: A Associação Festa do Morango – AFEMOR é responsável por organizar com a sua comissão de organização de desfile, a eleição da princesa e rainha da Festa do Morango no Centro de Evento Pedra Azul. As eleitas serão as representantes da cidade por no mínimo um ano, quando acontece o novo concurso.
Você não Pode Deixar de Conhecer esta Festa!

Voluntariado

A Festa do Morango é uma festa totalmente beneficente, sendo que todos os seus colaboradores durante o evento são voluntários, trabalhando na limpeza, financeiro, cozinha, venda, caixa, confeitaria e muitas outras especialidades. Ao todo é uma média de 600 pessoas trabalhando focadas em atender da melhor forma possível o visitante, transformando a Festa do Morango em uma das festas mais conhecidas do Espírito Santo.

Lucros da Festa 

Esta é uma festa totalmente beneficente, sendo que os lucros servem para o desenvolvimento de muitos projetos para melhorias da região.  O repasse fica com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Igreja Católica, localizada em Domingos Martins.

A Festa do Morango em Pedra Azul é um evento que você não pode perder, seu objetivo é a valorização, produção e cultivo de morangos na região como principal atividade econômica do local.

Visite Domingos Martins e aproveite os três dias de muita música, cultura, gastronomia, lazer e muita diversão em um evento que atrai em média 30 mil pessoas por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome