Uma tarde no Circuito Turístico Vale da Estação é tudo o que você precisa para recarregar as energias (e acumular bagagem cultural e histórica).

Que o Espírito Santo pode ser encantador e até surpreendente àqueles que não fogem muito dos roteiros mais divulgados no Brasil, todos sabemos, mas o que muita gente não sabe é que a região serrana próxima da capital do Estado traz heranças culturais interessantíssimas, sem falar na exuberância natural da Mata Atlântica.

Domingos Martins, também conhecida como a “Cidade do Verde,” pode muito bem ser o destino de sua tão esperada fuga da cidade grande. Provaremos isso a partir de agora, mostrando que o município capixaba pode ser o refúgio ideal para os que querem entender um pouco mais sobre o País, em todos os aspectos.

Circuito Turístico Vale da Estação

A Estação Ferroviária Germânia, criada no último ano do século XVIII, é uma daquelas estruturas que não apenas resistem à implacável força do tempo, mas provocam certa aura mística no ambiente em que foram construídos.

Conheça os Encantos da Estação Germânia

Cumprindo o trajeto entre as cidades de Domingos Martins e Viana, a ferrovia tem como base a Estação Germânia, referência mais do que justa aos imigrantes que se instalaram na região, entregando seus traços e manifestações culturais aos distritos locais, através da colonização dessa área serrana no Espírito Santo.

O Circuito Turístico Vale da Estação, com seus aprazíveis oito quilômetros de comprimento, é perfeito para quem quer respirar ar puro de verdade, entrar em sintonia com a Mata Atlântica, contemplar a passagem do rio Jucu e vislumbrar o estilo de vida que as pessoas levavam há mais de 100 anos.

De quebra, após a “incursão” no trajeto, há o distrito de Santa Isabel, a apenas oito quilômetros da sede de Domingos Martins (acesso pela BR-262). Nele é possível encontrar agradáveis restaurantes e comércios de todos os tipos, como a característica produção de cogumelo regional, além de opções aconchegantes de hospedagem.

Lembre-se sempre da preparação adequada às trilhas e caminhadas, com sapatos confortáveis e resistentes, kits de primeiros socorros, lanches e garrafas de água. Mas não se preocupe, o Circuito Turístico Vale da Estação é recomendável para toda a família.

Assim, se a sua intenção é desbravar mais esse recanto brasileiro moldado pelas culturas alemã e italiana, sem perder de vista o inconfundível verde de nossas terras, acabou de descobrir mais um excelente motivo para fazer as malas e se jogar em uma nova aventura País afora.

Como Chegar

O acesso a Domingos Martins é realizado através da rodovia BR-262, saindo da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a não mais que 52km de distância.

Há inúmeros horários de traslados intermunicipais, em viagens que não duram mais do que 40 minutos, todas durante os períodos da manhã e da tarde. Essas são as duas principais companhias que atuam no trajeto:

– Viação Águia Branca

– Viação Alvorada

Ainda assim, recomendamos que a visita seja feita de carro, facilitando bastante a locomoção entre os sete distritos da Cidade (Sede, Ponto Alto, Paraju, Melgaço, Aracê, Biriricas e Santa Isabel). Incontáveis empresas de locação de veículos podem ser encontradas em Vitória, basta escolher a mais conveniente.

Venha Conhecer os Encantos da Estação Germânia

Hospedagem

Temos excelentes oportunidades de hospedagens na região, entre sítios, pousadas, B&Bs e hotéis, para todos os gostos e bolsos. Aproveitar o momento para reunir a família e decidir qual será a base durante a estadia nas “montanhas capixabas” também faz parte da viagem e do divertimento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome