Conheça Domingos Martins

A cidade fica localizada ao Sudeste do Estado do Espírito Santo, constituindo a região Sudoeste da serra, situada em meio as Montanhas Capixabas.

Domingos Martins é conhecida também como a Cidade do Verde, pois mantém uma grande preservação de sua flora e uma belíssima Mata Atlântica. A cidade guarda muito bem os traços dos seus antepassados em sua gastronomia, arquitetura, músicas, danças e no artesanato.

Domingos Martins “A Cidade do Verde”

Porque visitar Domingos Martins?

A cidade oferece uma grande variedade de pousadas e hotéis para receber turistas. Sendo conhecida no mundo todo, recebe muitos turistas estrangeiros, principalmente nos meses do inverno.

A arquitetura e projetos da cidade foram desenvolvidos estrategicamente para melhorar a qualidade de vida do morador e do visitante, sempre focando seus esforços na preservação do patrimônio cultural e natural, tornando a região em um local inesquecível.

História da cidade

Em 1946 chegou na região o primeiro grupo de imigrantes, permanecendo em Vitória por alguns dias, para depois partir para a colônia de Santa Isabel. Ao subirem pelas margens do Rio Juco, se instalaram em 1947 na Serra da Boa Vista, sendo ali no Morro da Boa Vista onde construíram a primeira capela. Em 1852, a primeira Igreja Católica foi construída na Vila de Santa Isabel.


Em 1921 o nome da vila passou para Domingos Martins, homenageando o capixaba Domingos José Martins, líder da Revolução Pernambucana.

Economia da cidade

Domingos Martins é uma cidade movida pelo turismo, artesanato e gastronomia, tendo como destaque os artesanatos herdados do tempo da imigração, como bonecos, trajes, crochês e tricô.

Domingos Martins-ES

Gastronomia da cidade

A gastronomia local recebe total influência da colonização alemã e italiana, tendo como principais pratos alemães o chouriço, chucrute, bisteca, mortadela, kassler, e muitos outros. Já os italianos, são as famosas massas, lingüiça, polenta e macarronada com queijo. Claro que junto de muita comida típica, devem estar às festas culturais, com muita música, bandas, corais, danças típicas, e casamentos pomerano.

Clima da cidade

Bem diferente do litoral do Espírito Santo, as temperaturas médias de Domingos Martins ficam em torno de 12°C, chegando no inverno na média de 5°C.

Todo esse friozinho, juntamente com a infraestrutura da cidade, pousadas e hotéis, proporcionam um clima bem aconchegante e de amor, atraindo muitos casais para desfrutarem de tudo que a cidade pode oferecer.

Principais pontos turísticos de Domingos Martins

A cidade oferece muitos pontos turísticos para o turista visitar, veja agora os principais.

  • Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão: A biblioteca possui mais de 50 anos, tendo mais de 20 mil títulos e incluindo muitas obras estrangeiras e raras, sendo em sua maioria alemã. A biblioteca também possui atividades paralelas, variando entre eventos de leitura, contos, saraus e muitos outros relacionados a pratica da
  • Casa de Cultura: Foi inaugurada no ano de 1983, sendo tombada em 1986 pelo Patrimônio Histórico. No local está localizado também o Museu de Domingos Martins, com muitas fotografias, livros, móveis e documentos relatando a história da colonização alemã.
  • Marco da colonização alemã: O Marco traz a história do primeiro grupo imigrante da região, sendo inicialmente apenas um cemitério e uma vila em 1937. Hoje encontramos no local duas cruzes em homenagem às famílias que se instalaram na região.
  • Estação Germânia: A estação foi inaugurada em 1900, conhecida como Estrada de Ferro Leopoldina, e ligava vitória até Rio de Janeiro.
  • Igreja Evangélica da Confissão Luterana: A primeira igreja evangélica do Brasil a ter uma torre. Durante a construção era proibida no país a construção de torres, pois apenas igrejas católicas poderiam ter, foi inaugurada em 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico.

A cidade de Domingos Martins é uma grande oportunidade de passar com a família ou com seu amor, em dias especiais com um clima muito romântico, no frio da serra, aproveite suas próximas férias e venha conhecer Domingos Martins.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome