Viagem no Tempo: Casa da Cultura e Museu Histórico

0
5494

Casa da Cultura e Museu Histórico

Se você gosta de história, a primeira casa de cultura do Estado de Espírito Santo oferece ao visitante a oportunidade de conhecer, no Museu Histórico, um pouco mais sobre a memória dos primeiros colonos europeus de Domingos de Martins.

Inaugurada na década de 80, a Casa de Cultura é parada obrigatória para quem visita o município capixaba de Domingos de Martins. Uma viagem no tempo é o que espera quem visita esta casa, que desde 1983 é uma atração da cidade.

Com um traço forte da emigração europeia, em especial da alemã, pomerana e italiana, o município de Domingos de Martins reuniu em seu Museu Histórico um acervo que conta fatos e curiosidades da história local através de fotografias, documentos, livros, objetos e móveis.

Na Casa de Cultura, um edifício construído em 1915, tombado como Patrimônio Histórico Estadual, é possível ver desde uma vitrola da marca RCA Victor com manivela de 1904 em funcionamento, ha uma fôrma para fazer waffle com a receita em alemão gravada na tampa, até armas usadas na defesa contra animais selvagens e brasões.

Antiga sede do Fórum e Loja Maçônica, o edifício inaugurado pelo prefeito Moacir da Silva Vargas, após doação a cidade pelo Governo do Estado, em 1981, acolhe objetos que recordam o cotidiano de seus primeiros colonos.

Casa da Cultura – Fonte: Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Casar de preto e xícara para bigodes

Costumes e ritos dos emigrantes e seus descendentes também poderão ser descobertos pelos visitantes como por exemplo, o vestido preto de casamento, que era moda entre as noivas alemãs da época e os de batizado, costume das mães para batizar seus filhos no início do século XX.

Percorrendo os diversos cômodos da Casa de Cultura, originariamente residência da família Schwambach, quem a visita poderá ser surpreendido com objetos curiosos como uma xícara com uma proteção na borda para não sujar o bigode – o inusitado da antiguidade não acaba por aqui: a proteção também é em forma de bigode.

Fotografias & Memórias de Outro Tempo

As fotografias de antigas famílias da cidade, emolduradas em dourado e pintadas a óleo em tons pastéis, são outra atração que fixam na memória um tempo distante.

Histórias dos habitantes de Domingos Martins são contadas através dos objetos expostos, como por exemplo, a do Sr. WaldemiroHülle, proprietário da padaria, onde moradores de origem alemã costumavam reunir-se para ouvir, durante a 2.ª Guerra Mundial, notícias no primeiro rádio da cidade: um aparelho da marca Phillips.

Para além do rádio, chama a atenção de quem visita o Museu Histórico o piano da marca Fooling do séc. XVIII e a boneca da década de 50 que repousa num berço de 1870: recordações que poderão ser vistas por todas as idades.

Ponto turístico e centro de exposições

Para além do regresso ao passado proporcionado pelo Museu Histórico, a Casa de Cultura de Domingos Martins oferece aos seus visitantes um serviço de informação sobre a cidade e seus pontos turísticos dinamizam a cultura da cidade, constituindo-se atualmente como um centro de exposições.

Conhecer Domingos Martins

Próximo da capital Vitória, a apenas 52km, o município de Domingos Martins encanta por seu clima e paisagens naturais como a Serra da Boa Vista; gastronomia com comida caseira e cafés coloniais, festas típicas e folclore alemão, pomerano e italiano.

Aproveite para provar um tradicional chucrute!

Vale à pena conhecer!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário:
Por favor digite seu nome